11 de mai. de 2011

Nutrição Funcional - Entenda como funciona

A Nutrição Funcional aplica a Ciência dos Nutrientes de acordo com a individualidade bioquímica. É uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção e correção dos desequilíbrios que geram as doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido à inadequação da qualidade da nossa alimentação, do ar que respiramos, da água que bebemos, dos exercícios (a mais ou a menos) e alterações emocionais que passamos.
Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.
A Nutrição Funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.





Esta ciência possui cinco princípios básicos:
1) Individualidade bioquímica
2) Tratamento centrado no paciente
3) Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes
4) Inter - relações em teia de fatores fisiológicos
5) Saúde como vitalidade positiva

 
A Nutrição Funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine e do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional fundado em 2004.




 
Marcela G. Mello
Nutricionista
CRN 28272

Dra. Marcela atende na SPA da Pele às terças feiras. Agende seu horário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário