Saúde Bem Estar


A nutricionista norte-americana Lisa Drayer, colunista de uma renomada revista de dieta feminina e autora do livro A Dieta da Beleza, está sempre pesquisando quais são os alimentos que  podem nos deixar ainda mais bonitas e jovens. Ela tem diversas ‘receitas’ para atender aos mais variados objetivos, como por exemplo, deixar a pele mais luminosa ou os dentes mais brancos.

Proteína no prato
Se a intenção é potencializar a renovação celular e, consequentemente, deixar a pele mais firme e bonita, a expert diz que é essencial consumir proteína. “Deve-se consumir bastante proteína para produzir pele nova. As mais ricas fontes são salmão, iogurte, nozes e ostra”, diz. Os alimentos ricos em vitamina C também estão no topo da lista. “Os frescos e naturais, ricos em vitamina C, ajudam a produzir colágeno”, justifica. Segundo ela, os mais eficazes são: kiwi, mirtilo, batata-doce, tomate e espinafre.

Vitamina A e betacaroteno
A nutricionista recomenda também aumentar a ingestão de vitamina A, proveniente de fontes animais, e de betacaroteno de fontes vegetais para ajudar a produzir células novas. As sugestões da expert de alimentos com vitamina A são ostra, iogurte e salmão. Para betacaroteno, Lisa indica tomate e cenoura.

Vitamina B
“Consuma mais antocianina para fortalecer o tecido conjuntivo da pele. Esse fitonutriente está presente no mirtilo e nos alimentos roxos em geral, como cereja, romã, uva, repolho roxo e ameixa”, continua Lisa, que ressalta ainda a importância da vitamina B. “As do complexo B para ajudam na reprodução celular. Espinafre, nozes e salmão são fontes riquíssimas”, reforça.

Zinco
O zinco é mais um ingrediente fundamental em qualquer dieta para deixar a pele linda. “Ele ajuda no crescimento celular, é fundamental para a síntese de colágeno e elastina e é encontrado nos frutos do mar, cordeiro, ovo e grãos integrais”, comenta. Para finalizar, a nutricionista sugere substituir a farinha branca refinada por alimentos feitos com grãos integrais. “Com isso, você ganhará uma enorme variedade de nutrientes da beleza, inclusive silicone, para alcançar uma pele bonita e saudável”, finaliza.

Fonte: Da Latta/Terra