27 de jul. de 2010

Bloqueador Solar Hidratante Maquiagem. O que usar?


Esta é uma dúvida comum para a maioria das mulheres.
Diante de tantas opções disponíveis no mercado, sempre ficamos em dúvida de qual comprar.
Protetor Solar, Bloqueador Solar, Protetor com Hidratante, Protetor Tonalizante, Protetor Hidrantante Tonalizante, e estes são apenas alguns exemplos!
Primeiro vamos entender a diferença entre Bloqueador e Protetor.


Basicamente os dois possuem a função de proteção da pele contra os raios solares. Porém, o bloqueador leva vantagem no que diz respeito à proteção física, pois cria um filme protetor sobre a pele que a protege ainda mais do sol.
De acordo com informações de fabricantes deste tipo de produto, a fórmula de um protetor ou bloqueador é muito complexa e exige uma alta tecnologia para que se consiga a sua estabilização. Traduzindo, o custo de produção de um bom produto é alto, dada a tecnologia empregada para que esta proteção funcione.
Isto significa que ao se acrescentar outras funções além da proteção propriamente dita, pode-se desestabilizar esta fórmula e comprometer o fator de proteção. Apenas as grandes indústrias conseguem investimentos em tecnologia suficientes para produzir produtos com a qualidade que nossa pele merece. Não estou afirmando que os produtos mais em conta são ineficientes, porém, corremos o risco de seu fator de proteção não conseguir atingir o proposto. Também não significa que quanto mais caro, mais eficiente.

Um fator de proteção (FPS) em torno de 30 será o suficiente para uma proteção diária. A diferença de proteção entre o FPS 30, 50 ou 100 fica em torno de 2% !
Para quem possui a facilidade de uma reaplicação, eu digo que financeiramente não compensa a compra de um fator maior que 30.
Porém, para aquelas pessoas que necessitam utilizar maquiagem diariamente e não podem reaplicá-lo, fatores maiores são a solução principalmente se não ficarem expostas diretamente ao sol.

Outra questão importante: Quem aplico primeiro: o bloqueador ou o hidratante?

A sequencia correta é:
1. Creme Hidratante
2. Bloqueador (ou Protetor)
3. Maquiagem, que deverá ser iniciada pela base ou corretivo.

Para uma pele saudável, não se esqueça de remover completamente a maquiagem antes de dormir.
Para isso, existem vários tipos de demaquilantes no mercado. Você deverá optar por aquele que melhor se adaptar à sua pele.
É muito comum, principalmente nas adolescentes, o hábito de dormir sem retirar a maquiagem. Isto pode significar um aumento significativo na propensão à acne e comedões (cravos). A oleosidade excessiva nesta fase unida à maquiagem, inevitavelmente acarreta problemas com a pele.
Antes de recorrer à meios mais dramáticos de controle de acne, como tratamentos medicamentosos, procure um profissional para obter informações e orientações corretas quanto ao controle acneico.
Às vezes, a oleosidade e a acne são perfeitamente controláveis com produtos específicos e um bom profissional estará apto a analisar a pele e sugerir soluções.

Outra ação importante é ter o hábito de fazer uma limpeza de pele uma vez ao mês.
Um procedimento simples, relativamente rápido e eficáz contra acnes e comedões.

Consultar um médico dermatologista é a maneira mais rápida e eficáz de sanar suas dúvidas, e tenho certeza que você receberá uma orientação correta para cada caso.

Um grande abraço à todos!

3 comentários: