28 de jun. de 2011

A Reflexologia a serviço de sua Saúde!



A REFLEXOLOGIA PODAL é uma técnica de massagem que surgiu na China por volta de 5000 anos aproximadamente e é uma das ramificações da Medicina Tradicional Chinesa; tem como técnica específica a pressão nos pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostos num arranjo similar ao dos pés.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor. A meta desta técnica é o retorno do equilíbrio. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir ao relaxamento.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. Ela não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a técnica ajuda a
equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma super ativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

A REFLEXOLOGIA tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão (Norman, 1991).
Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto, é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao profissional principalmente os de abordagem corporal e transpessoal.

Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação refletindo esta tensão nos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto bem nos faz, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho.

Reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo "fora de equilíbrio", e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso. Os reflexologistas não praticam medicina. Esse é o domínio dos médicos licenciados. Os reflexologistas nunca diagnosticam uma doença, nunca tratam uma doença específica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos.

A REFLEXOLOGIA ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de equilíbrio, o tratamento reflexológico pode combater diversas doenças. Relaxa tensões, melhora a circulação sangüínea, oxigenação e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.

Fábio R. Boni
Acupunturista e Massoterapeuta

Atende na SPA da Pele Piracicaba - Agende seu horário.
(19) 3433.8730

6 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog.

    Maurício Pinzkoski
    Age! Comunicação/CBS Comunicação

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, boa noite. Quero parabeniza-los pelo blog e a principal matéria sobre reflexologia.
    Fui tratada por essa técnica no ano 2000 e fui curada de dores horríveis que tinha nas pernas, a partir dai procurei conhecer melhor o processo, a técnica, e fiz um curso sobre reflexologia podal,desde então fiz muitos amigos clientes...e muitos clientes os meus amigos! Sou autônoma, e adoraria trabalhar com vocês, pois amo o que faço, e faço com muito amor e dedicação. Um abraço a todos do SPA.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa matéria sobre a reflexologia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Inês! É sempre um prazer saber que nossos(as) leitores(as) gostam das nossas publicações! Fique à vontade para sugerir e postar suas considerações!! Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,... A matéria está de fato, muito boa e bem explicativa!!!..
    Fácil de entender,.. e gostosa!!
    Essas técnicas trazem para nós espectadores um ótimo bem estar só de ler!!.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Colt Up!
    É sempre muito bom poder superar as expectativas de nossos leitores!!

    ResponderExcluir