A Qualidade de Vida no trabalho não é mais um diferencial, mas sim
uma exigência de mercado!
A empresa que não estiver com pessoas em
primeiro plano, dificilmente torna-se competitiva.
As organizações preocupam-se em ser mais e mais competitivas, produzindo mais e
melhor a custos menores. Por outro lado, os empregados buscam no interior das empresas
onde trabalham a compensação do estresse causado pela busca frenética de
resultados.
Segundo Limongi França (2007), o atual contexto social e
econômico caracteriza-se por demandar quando parte das empresas uma
crescente atenção com seus ativos intangíveis.
A qualidade de vida no
trabalho não decorre apenas do salário acima do mercado e sim, resulta
em tratamento humano, em gentileza, na leveza das relações.
Não se pode
esperar qualidade no desempenho de pessoas que carecem de qualidade em
seu próprio trabalho.
No Brasil, a preocupação com a qualidade de vida
no trabalho surgiu mais tardiamente, em função da preocupação com a
competitividade das empresas num contexto de maior abertura para
importação de produtos estrangeiros e na esteira dos programas de
qualidade total.
Qualidade de vida no trabalho trata especialmente do
bem-estar do que os trabalhadores entendem que os cargos representam uma
fonte de renda e principalmente um meio de motivação para o bem-estar
de cada um deles.
Para alcançar níveis elevados de qualidade e
produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que
participam ativamente nos trabalhos que executam e que sejam
adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.
A competitividade
organizacional – e obviamente, a qualidade e produtividade – passam
obrigatoriamente pela qualidade de vida no trabalho.
Como
vocês puderam notar, o profissional que tem uma boa qualidade de vida
na empresa tem motivação para trabalhar e consequentemente produzir mais e com maior qualidade.
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