5 de jan. de 2011

O que pode acontecer quando você vai à praia?

Todos gostam do calor. É hora de roupas mais curtas e confortáveis e também há muitas pessoas que valorizam o bronzeado. Ainda temos a cultura que um corpo bronzeado significa um corpo saudável.
Então, o que pode acontecer quando você vai à praia para se bronzear? Vamos listar alguns inconvenientes.

  1. Se o calor for intenso, o organismo eliminará água e sais para baixar a temperatura. Esta alteração fisiológica causa dilatação dos vasos e baixa de pressão arterial. Se a perda de líquido for excessiva pode causar desidratação, dor de cabeça, febre e vermelhidão na pele, todos sintomas relacionados à insolação.
  2. O vento facilita a entrada de areia debaixo da pálpebra, o que pode agredir a córnea, causando desconforto e irritação. O sol também deixa os olhos mais sensíveis a doenças como catarata e conjuntivite. Então, utilize óculos escuros com proteção solar.
  3. A água salgada aumenta a secreção de muco nasal e dos seios da face, e é por isso que o nariz escorre após o mergulho. Em conjunto com o sol forte, o ressecamento desta mucosa pode causar congestão nasal e até sangramento.
  4. A união de areia e sol nos cabelos danifica a cutícula dos fios e para piorar a situação, a água salgada deposita micro cristais de sal no couro cabeludo potencializando a ação negativa dos raios ultravioletas. O resultado: cabelos secos, quebradiços e cheios de pontas duplas.
  5. Sol e umidade favorecem o aparecimento de micoses causadas por fungos. As mais comuns causam manchas brancas ou castanhas e frieira, que é responsável pela coceira, descamação e bolhas nos pés e entre os dedos.
  6. O que você come também influencia sua pele. Petiscos e bebidas vendidos por ambulantes podem ser uma fonte inesgotável de vírus, bactérias e parasitas, que quando ingeridos, vão direto ao estomago e ao intestino, causando febre, cólica, vômito, diarréia e infecções como Hepatite A.
  7. Preste muita atenção se a praia é freqüentada por animais e se estes fazem suas necessidades na areia. As larvas do bicho geográfico se hospedam nas fezes de cães e se desenvolvem por causa da umidade da areia. A larva penetra na pele e forma uma espécie de linha avermelhada.
  8. As unhas podem ser atacadas por micro-organismos, que as deixam espessas, deformadas, quebradiças, mudam de cor e chagam a descolar-se do dedo.
  9. Sem proteção adequada, sua pele poderá sofrer danos como queimaduras, bolhas e escamação.
  10. Como efeito a longo prazo da exposição excessiva ao sol, temos ainda a flacidez, o envelhecimento, desidratação cutânea, manchas e sardas; e se sua pele apresentar acne na época da exposição ao sol, poderá apresentar manchas e dificilmente vai conseguir se livrar delas.
 
Para aproveitar ao máximo suas férias, tome alguns cuidados e divirta-se:

  1. Para evitar micoses, enxugue bem o corpo após sair do mar. Deite-se sobre uma toalha ou esteira. Nunca em contato direto com a areia;
  2. Vá a praia antes das 10hs e após as 15hs, quando os efeitos do sol e de seus raios ultravioletas são menores. Não se esqueça de considerar o horário de verão. 15hs significa sol das 14hs!
  3. Cuide de seus cabelos. Ao chegar em casa, lave-os e aplique um creme sem enxágüe que os proteja do sol e suas radiações.
  4. Evite comidas com molho, ovos e maionese. Carnes mal cozidas e frutos do mar também são alvos de contaminação e alojamento de bactérias.
  5. Muito cuidado com o inocente gelo servido no suco ou refrigerante. A água congelada não potável ou sem tratamento adequando, pode preservar inúmeros micro-organismos que ameaçam suas férias e principalmente sua saúde!
  6. E por fim, jamais se esqueça de utilizar protetor solar. Independente do horário, do tipo de sua pele ou se está nublado. Os raios ultravioletas continuam sendo bombardeados sobre nós mesmo sem a incidência direta do sol.
  7. Ao final do dia, após o merecido banho, hidrate sua pele com produtos de qualidade. Lembre-se que a indústria não consegue fazer milagres. Não há mágica para fabricar um bom hidratante a um preço tão baixo. Desconfie e pesquise antes de comprar. Se tiver oportunidade, procure seu dermatologista e peça orientação. Ele sabe melhor que ninguém qual a melhor atitude para preservar sua pele intacta e saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário