7 de fev. de 2011

Mulheres Possíveis - Beleza na Terceira Idade

Certa vez, em entrevista, Fernanda Montenegro disse que "Envelhecer é um inferno, mas a outra opção é morrer. Então, prefiro envelhecer". Essa frase deixa clara a forma como a maioria das pessoas que está envelhecendo se sente. Um dos maiores desejos da humanidade é o de prolongar a vida o máximo possível, mas sobreviver não é o bastante, as pessoas querem e precisam viver e envelhecer com qualidade de vida.

A pele é nosso maior órgão e é ela quem nos dá proteção e regula a temperatura do corpo. É uma barreira protetora impermeável que impede a perda de líquidos e a penetração de substância e de microorganismos. Protege o organismo das radiações ultravioletas do sol e é a sede de reações imunológicas relacionadas com a defesa do organismo.


Na terceira idade todas estas funções da pele decaem tornando-a mais frágil, mais sujeita às agressões do meio ambiente, especialmente no que se diz respeito aos raios solares. A exposição continuada e intensa ao sol acelera o processo de envelhecimento da pele.

A irradiação solar acelera o processo de envelhecimento da pele, podendo produzir queimaduras e desenvolver certos tipos de cânceres de pele. Há vários fatores que interferem no processo, que vão desde o tempo de exposição ao sol até o horário do dia, o local geográfico em que se habita e a estação do ano.

A perda de água da pele (desidratação) inicia-se por volta dos 25 anos e é acompanhada do desaparecimento de fibras do colágeno, proteínas que são a base da sua elasticidade.

Com isso a pele tende a se tornar enrugada e mais delgada com o tempo. Há diminuição das glândulas sebáceas e sudoríparas tornando a pele mais seca e com menor capacidade de adaptação às variações de temperatura do meio ambiente.

Depois dos 30 anos provavelmente o envelhecimento já vai prejudicando a pele gradativamente. Ela ficará mais fraca sendo constante a presença dos radicais livres. O sol também já vai haver prejudicado um pouco. Então é importante começar a se cuidar nesse período.

Depois dos 40 anos a pele requer toda a atenção, pois vai estar muito ressecada, envelhecida e fraca. As rugas se tornam mais presentes, assim como as mudanças hormonais também influenciarão, será iniciado o processo de instalação da flacidez.
As marcas de expressão vão aparecendo, e haverá necessidade de um tratamento específico e intensificado. A pele nesse caso deverá ser bem hidratada. Neste aspecto, a medicina cosmética já descobriu as aquaporinas, que são canais na pele que permeiam a água e seus nutrientes, deixando a pele hidratada e preenchendo as rugas. Há produtos disponíveis no mercado que são estimuladores de aquaporinas e de células tronco.

Após os 50 anos de idade o envelhecimento se torna evidente, os malefícios se intensificam com o passar dos anos. A menopausa tem um valor prejudicial não só na saúde, mas também na aparência. Quando essa idade chega é difícil não perceber as rugas. A produção de colágeno é mínima.
A melhor coisa a fazer é se cuidar desde o começo, com cosméticos, limpeza da pele, exercícios físicos e também a alimentação. Então faça o que for necessário para chegar à terceira idade com uma pele maravilhosa.

Após os 60 anos poderemos observar a presença da flacidez, grande perda de brilho e elasticidade da pele. Também nesta fase é importante não descuidar das avaliações do dermatologista que poderá diagnosticar e tratar precocemente as lesões e suas causas.


Dica importante para todas as idades

Os passos enumerados para cada faixa de idade são de ordem geral. Pessoas com a mesma idade poderão apresentar diferentes tipos de lesão ou graus de envelhecimento devido a fatores individuais como dano causado por exposição solar crônica, características genéticas, hábitos de vida (como tabagismo, stress). Não existe uma "idade" fixa ou padronizada para iniciar os procedimentos citados.


Procedimentos usados para melhora do aspecto da pele

Peeling Amazônico: Combinação de raízes e folhas de plantas originárias da flora brasileira, enriquecido com enzimas de frutas tropicais e ácidos orgânicos. Permite um peeling inteligente, que não causará descamação, irritação ou qualquer outro tipo de inconveniente. Indicado para qualquer tipo de pele, das mais jovens às mais envelhecidas, manchadas, acneicas ou queratinizadas.

Estimulador de Aquaporinas: Possui ação sinérgica de vários ativos, que juntos oferecem ação ultra hidratante, melhora da textura da pele ao mesmo tempo que tenciona e minimiza imperfeições. Contém vitamina E bioativa, estimulantes de Aquaporinas e Células tronco Adultas, mantendo a pele jovem por mais tempo, o que favorece o rejuvenescimento. Seus ativos umectantes ajudam a restaurar a flexibilidade natural da pele.

Rejuvenescimento: Com fatores nutritivos e estimulantes, possui ação antioxidante, prevenindo a diminuição das funções celulares envolvidas no envelhecimento cronológico e na degradação das fibras de elastina, preservando as propriedades mecânicas da pele. Indicado em caso de flacidez avançada, fotoenvelhecimento e envelhecimento cronológico.

Flacidez Corporal: Tratamento formulado a base de proteínas e complexos ativos que proporcionam tonificação e estímulos de formação de novas fibras conjuntivas, associados à pentacare e ao silício orgânico proporcionam a restauração da pele flácida de maneira efetiva.

Um comentário:

  1. A velhice está na alma...Tem velho com alma de criança e tem criança com alma de velho...quem valoriza a mocidade, um corpo com tudo em cima, é a mídia...e tem mais: quem ficou velho é porque não morreu jovem...portanto, curtam e se curtam...essa é a vida...

    uma dica:a planta PARIPAROBA é amada pelas mulheres, porque será? é só pesquisar...

    ResponderExcluir