22 de mar. de 2012

Benefícios das Terapias



A busca e a conquista por qualidade de vida é uma necessidade do ser humano. 


Promover seu perfeito equilíbrio entre corpo e mente, de forma a manter-se sempre disposto e com saúde parece difícil nos dias de hoje.

O mundo atual é cercado por violência e insegurança, o que compromete toda a atitude corporal e emocional.


A Terapia alternativa é toda e qualquer forma de tratamento que difere dos meios tradicionais usados na medicina convencional como os remédios, cirurgias ou procedimentos invasivos considerados padrão para determinadas doenças, no tratamento e profilaxia destas quando diagnosticadas por um médico, baseadas num código internacional (CID).

Embora se utilize o termo "alternativa", não se deve confundir com a medicina tradicional ou terapêuticas , que tratam e visam a cura da "doença" descritas, entretanto, o uso desse termo se deve exclusivamente para o tratamento da "pessoa" de maneira integral, isto é, sempre olhando os aspectos físicos e emocionais da mesma, e acima de tudo, respeitando suas concepções de vida e crenças pessoais como a maioria dos novos modelos terapêuticos propõem.

Os desequilíbrios na saúde e qualidade de vida de uma pessoa vistos sob a ótica da terapia alternativa, são retratados através da avaliação dos pontos de reflexo, acupuntura, quiropraxia, etc.
Evidencias de formas similares ou mais "primitivas" destas novas terapias praticadas, podem ser identificadas em outras culturas ou ao longo da história em escavações arqueológicas, como por exemplo no Egito, descoberta na tumba de Ankhamor, o "Médico" egípcio, com data de 2330 a.C, mostra uma forma de Terapia de Reflexo nos pés e nas mãos. As terapias alternativas vêm ganhando força em todos os grandes centros pelo mundo como referência na manutenção de um corpo sadio, harmônico e também pela cura de doenças de forma natural e eficiente.

A maioria das pessoas que buscam as diversas formas de Terapia Alternativa tem formação escolar superior, pertencem à classe média e cerca de 80% são do sexo feminino, segundo dados do Sinte (Sindicato Nacional de Terapeutas do Brasil)

Estas terapias possuem princípios de ação catalogados por seus organizadores e teóricos, e incluem diferentes formas de acesso. Para efeitos didáticos, quanto à forma deste acesso pode-se diferenciá-las em:

a) terapias que adotam o uso interno de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral, que podem ser concentradas (Fitoterapia), diluídas (Homeopatia, Florais e Aromaterapia), ou que utilizam meios físicos (Hidrocólonterapia, Acupuntura, MoxabustãoQuiropraxia, entre outras);

b) terapias que adotam o uso externo de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral (p.ex. Cristaloterapia, Hidroterapia);

c) terapias que não utilizam substâncias (CromoterapiaReiki, Calatonia).

Os codificadores e estudiosos das terapias alternativas muitas vezes buscam explicaçoes para a ação curativa na Física Moderna, embora em quase todos os casos o efeito da vontade pareça ser o fator mais relevante. Uma extensa discussão sobre os possíveis mecanismos de ação das terapias alternativas pode ser encontrado em Física e Psicologia; Rocha Filho, 2007. A Psicologia Junguiana também pode contribuir para a compreensão dos mecanismos de cura despertados pelas terapias alternativas, especialmente no que tange ao estudo dos rituais e seus efeitos.

Conheça alguns dos Benefícios das técnicas mais conhecidas no mercado

Marque um horário com nosso profissional e tenha à sua disposição técnicas como shiatsu, moxabustão, acupuntura, quiropraxia, auriculoterapia e tantas outras que podem proporcionar-lhe saúde e harmonia.




2 comentários:

  1. È latente nos dias de hoje a necessidade e a busca constante por terapias alternativas que são consideradas interativas aos tratamentos medicos convencionais,promovendo uma melhor resposta terapeutica,principalmente a dor e sindromes ansiosas.A classe medica tem se beneficiado dessa realidade alem dos pacientes que encontram formas variadas e saudaveis de tratamento alem dos remedios e repouso

    ResponderExcluir
  2. Importantíssima sua colocação, amigo...
    A saúde é composta por vários fatores e ao ser tratada com uma visão global, traz melhores resultados ao paciente.
    Um grande abraço e obrigada pelo seu comentário!
    Espero contar com suas considerações mais vezes em nossas matérias.

    ResponderExcluir