14 de fev. de 2011

Mulheres Possíveis - Beleza Fake

"O que é Fake não dá tesão"
(Malvino Salvador)


Fazendo uma pesquisa na net sobre beleza fake, pude perceber que há um enaltecimento do assunto.

Me espanta ler artigos onde o postiço, o irreal são tratados como normal e sonho de consumo.  Não estou falando apenas de corpo, de estética, mas também de cabelos, unhas, cílios, boca e tudo mais que houver disponível para compra nas prateleiras.

Cada vez mais a indústria lança “novidades” para mulheres e homens (sim, homens) ficarem mais bonitos e próximos aos seus sonhos de um corpo e uma aparência perfeita.

Em um vídeo que postei em meu Face há pouco, o Profissão Reporter da Globo, levanta a questão com muita propriedade.


Cada vez mais cedo as pessoas buscam por ideais impostos pelo Photoshop nas revistas e pelas mídias fabricadas.

Um membro do Parlamento inglês, Jo Swinson, declarou que "O foco na aparência física das mulheres saiu do controle. Ninguém tem pele perfeita, cabelo perfeito, corpo perfeito, mas muitas mulheres acreditam que ser magra e perfeita é uma obrigação." 

Do outro lado da discussão estão as revistas de moda, como a Vogue.

Alexandra Shulman, editora da Vogue UK, se defende dizendo que são os estilistas que impõem certos padrões, enviando roupas cada vez menores para seus editoriais. Segundo ela, a revista, inclusive, faz alterações digitais nas fotos para que as modelos pareçam maiores (absurdo!)

Absurdo maior é ver nossos adolescentes consumindo um mundo irreal. A prova disto é um levantamento feito pelo Governo brasileiro em 2004, onde 78.000 cirurgias plásticas foram realizadas em adolescentes entre 14 e 18 anos. Este número deve ser ainda maior com o atual crescimento econômico nas classes C e B. O parcelamento infindável de algumas clínicas cirúrgicas traz este sonho de consumo mais próximo da realidade de algumas pessoas.

Um beleza fake não é apenas uma beleza comprada em um cirurgião plástico. Também é a beleza das Anfepramonas, dos femproporex´s, das cirurgias de redução de estômago, sem falar da beleza Anoréxica e da Bulêmica.

O Brasil é o maior consumidor do mundo dos remédios para emagrecer. Como não bastasse a febre pela perfeição por parte dos clientes, há médicos inescrupulosos que vendem receitas sem sequer fazer exames e saber da real necessidade da paciente.

Há também um estudo, onde foram levantados que 12,5 milhões de caixas de remédios para emagrecer foram vendidos no Brasil nos últimos anos. Eles podem causar além da dependência, irritabilidade, depressão, alterações graves no Sistema Nervoso Central, paranóia e até mesmo esquizofrenia.

Concluo que as pessoas não querem emagrecer, e sim, serem emagrecidas. Toda responsabilidade pela própria saúde vai por água abaixo quando a palavra é corpo perfeito.

Todas nutricionistas são unânimes: Somos o que comemos.
Se possuímos bons hábitos alimentares podemos comer de tudo um pouco. 

Porém, o que ocorre são os exageros. Porque se contentar com uma bola de sorvete de chocolate se posso colocar também a cobertura de doce de leite e a calda quente?? Isso para citar quem come apenas uma bola...

Uma dieta balanceada por uma nutricionista é o melhor a se fazer.

Devemos unir a alimentação aos fatores genéticos. Se sua família é descendente de italianos, por exemplo, você inevitavelmente terá formas mais roliças, como braços, pernas e quadris mais largos.

Ser roliça não é sinal de doença;também não podemos achar que seja de saúde. Apenas profissionais da área médica poderão avaliar se o corpo está saudável ou necessita de alguma ajuda.

Se magreza fosse sinal de saúde, as Ana´s (como são conhecidas as anoréxicas) seriam capa da Women´s Health, vocês não acham?

Beleza é tudo o que se quer, não importa se ela vem de berço, se foi adquirida no salão ou se é resultado de algumas visitas à clínica estética mais próxima. 

Mas não podemos esquecer que ela também pode – e deve – ser encontrada onde ninguém procura: dentro de nós mesmas.

3 comentários:

  1. Adorei a matéria... Parabéns!! Bjinhiss, Glau.
    http://blogcrazyforfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Glau!!
    Obrigada... é sempre muito bacana receber elogios de pessoas lindas como você!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Poxa!
    Fantástica essa matéria!
    Malvino Salvador, mais ainda! rs
    Cheirinhos.
    Mel.

    ResponderExcluir